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segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Garantia do iPhone


O assunto existe desde o início da venda do celular da Apple no país, mas ninguém ainda esclareceu com detalhes como funciona a garantia do iPhone no Brasil, o que faz com que muitos consumidores fiquem confusos a respeito disso. Se acontece alguma coisa com o aparelho, a quem recorrer? E se ele foi comprado no exterior? E se já tiver passado do prazo?
Estas e outras perguntas tentaremos esclarecer neste artigo

Garantia mundial

O iPhone tem garantia mundial. Isto quer dizer que, se você estiver de passeio em Nova York ou em Paris e seu iPhone tiver algum problema, basta passar em qualquer Apple Store que eles trocam de graça o seu aparelho, caso seja caracterizado falha prevista na garantia. Diversos leitores já nos testemunharam isso e é assim que funciona, não importa onde você o comprou. E não precisa nem mesmo de nota fiscal: um sistema interno da Apple conhece cada aparelho existente e diz se ele está ainda dentro do prazo ou não, através do número de série.

Se você quer saber se seu atual aparelho ainda está na garantia, basta acessar esta página (em inglês) e introduzir o número de série de seu aparelho (se não sabe como obtê-lo, veja aqui).
Neste sentido, a Apple é muito eficiente. No exterior, o cliente é tratado como rei e tudo acontece de forma fácil e rápida. Inclusive há casos de leitores que quebraram a tela do aparelho e, mesmo assim, tiveram ele prontamente trocado na Apple Store.

Garantia do iPhone no Brasil

Infelizmente, a linda história contada até aqui não se repete no Brasil. Isto porque a garantia do iPhone em nosso país, diferente de qualquer outro produto da Apple, é de total responsabilidade das operadoras.
Mas isto não é exclusividade nossa. A “regra”, na verdade, é que em países que não possuam lojas físicas da Maçã (Apple Stores reais, não revendas), quem arca com a responsabilidade são as operadoras locais. Este é o contrato imposto pela Apple para as teles que querem vender seu aparelho. Com o iPad, iPods e computadores da Maçã a história é diferente, sendo as assistências técnicas autorizadas a se ocupar.

Quem sai perdendo com isso somos nós, consumidores, pois nossas operadoras não possuem o mesmo nível de qualidade que a Apple, até porque, para elas, o iPhone é apenas mais um aparelho do portfólio (algumas tem dificuldade inclusive de gravar o nome correto do aparelho).
Os problemas já começam quando os próprios atendentes não estão preparados para tratar de garantia, criando a situação desagradável do cliente ter que insistir que são eles os responsáveis. A coisa fica pior ainda quando se compra o aparelho fora da operadora, em uma revenda da Apple ou em algum outro site (Americanas, Submarino e outras), pois em muitos casos, ninguém quer assumir o problema (loja empurra para a operadora, que empurra para a loja).
É importante que a regra fique clara: as operadoras são 100% responsáveis pela garantia do iPhone no Brasil. Mesmo se você tenha comprado em uma loja online como a Saraiva, por exemplo, é a operadora associada ao aparelho que deve trocá-lo em caso de problemas. E isso é um fato, mesmo que eles digam o contrário.




Nosso leitor Leo Silva ficou meses brigando com a Vivo, por um iPhone 3G que tinha comprado nas Americanas. A loja insistia que ela não podia fazer nada, enquanto a operadora dizia que não se responsabilizava por aparelhos que não tinham sido comprados diretamente com ela. Leo teve que ligar para a Apple nos Estados Unidos para que a solução tivesse progresso, e depois de 4 meses a operadora finalmente deu um 3GS novo. Mas a dor de cabeça foi grande.
Já o caso de Ana Paula Castro, o problema foi gerado por funcionários mal formados. Mesmo comprando seu iPhone 4 pela loja da operadora, ela teve que ouvir do atendente que era preciso ligar para a Apple para solucionar o problema que teve no aparelho. Na Apple, disseram para ligar para a operadora. Uma semana depois, ela voltou à loja e falou com outra pessoa, e aí sim foi bem atendida, mas teve que esperar chegar nos estoques os aparelhos para a troca. A operadora não pode fornecer um iPhone novo para o cliente, e sim um recondicionado fornecido pela própria Apple, que é quem banca com os custos. Total: 15 dias de espera.
Mas nem tudo são reclamações. Nossos leitores Roberto Machado Jr e Carlos Henrique se dizem completamente satisfeitos com o serviço de garantia, que trocou seus aparelhos sem muitos problemas. Porém, casos assim infelizmente não são muito frequentes.

O que a garantia não cobre

A garantia não cobre danos causados por acidente (como quedas involuntárias), desmontagem, assistência técnica e modificações não autorizadas. Um iPhone que apresenta falhas decorrentes de danos físicos ou contato com líquido também não é coberto.
Se você precisar, a Apple disponibiliza uma cópia do contrato de garantia para cada aparelho. Ele começa em inglês, mas no meio dele há a versão em português também.

iPhones comprados no exterior

Este problema da garantia limitada no Brasil afeta diretamente aqueles que conseguem comprar aparelhos em outro país. Mesmo com a garantia internacional, não há como exigí-la em nosso território, obrigando o cliente a enviar o aparelho para onde há uma Apple Store física.
Nossa leitora Priscilla França comprou seu iPhone 4 em Paris e até o declarou quando voltou para o Brasil. Depois de alguns meses, o aparelho começou a dar problema e ela entrou em contato com sua operadora (Claro) para ativar a garantia. A primeira resposta foi que não era possível dar suporte a aparelhos estrangeiros, mas com a insistência de Priscilla, eles se dispuseram a pegar o celular e tentar resolver com a Apple. Depois de 3 semanas de vários telefonemas para a central, eles devolveram o aparelho do jeito que pegaram, afirmando que não poderiam fazer nada, pois não era de responsabilidade deles. Ela então aproveitou uma viagem de um parente para enviar o aparelho para uma Apple Store no exterior, onde ele foi trocado na hora. Respeito de primeiro mundo.
De fato, as operadoras no Brasil só são obrigadas a prestar assistência aos aparelhos que elas mesmas vendem (e isso inclui aqueles vendidos por outros sites nacionais associados, como no caso das Americanas.com). Se não tiver o logo da Anatel na traseira do aparelho, não há como evocar a garantia dentro do país.

Assistência oficial fora da garantia

Há um ano, o Blog do iPhone repercutiu uma matéria feita pelo Correio Braziliense, que destacava o desrespeito da Apple com os consumidores ao não oferecer assistência nenhuma se o aparelho estivesse fora da garantia. Isso fez com que a homologação do iPhone 4 fosse adiada na época, até a Apple resolver a questão, disponibilizando uma assistência externa da Itautec para resolver problemas fora da garantia.
Pena que esta solução não passou de fachada. Apenas para enviar o aparelho para análise, a assistência “oficial” obriga o pagamento de uma taxa de não menos de R$800, mesmo que o problema tenha sido apenas vidro quebrado (que custa cerca de R$250 em assistências alternativas). Ou seja, na prática, é uma solução apenas para satisfazer a Anatel, e não uma real solução para o consumidor.

Conclusão

Garantia do iPhone, hoje no Brasil, é sinônimo de dor de cabeça. Impossível não perder algumas preciosas horas para resolver qualquer problema, por mais que se tenha sorte e o procedimento ocorra bem.
Recebemos histórias de muitos leitores sobre as aventuras que passaram com a garantia do iPhone no Brasil. A maioria enfrentou muita dor de cabeça para conseguirem seu direito, enquanto que outros estão satisfeitos, mesmo depois de esperar semanas por um aparelho novo.
O fato é que, enquanto não tivermos uma loja física da Apple em nosso território, a novela continuará em muitos casos, principalmente porque o treinamento dos atendentes das operadoras não é uniforme em todo o país.
Se você já precisou usar a garantia do iPhone no país, deixe aqui nos comentários a sua história. É compartilhando experiências que todos ganharemos forças para melhor enfrentar a situação quando necessitarmos.

Via @BlogdoiPhone

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Novo app para iPhone promete revolucionar a sua gestão de tempo


 As vezes, menos é mais. No caso do iPhone, simplicidade pode ser funcional. Um novo aplicativo, que deve entrar em breve na App Store, promete te ajudar a organizar suas tarefas diárias.

Veja o vídeo:


Basicamente, ele cria listas coloridas. Listas bem simples, mesmo, que te ajudam a organizar tarefas. Você pode programar o que vai fazer dia a dia, o que precisa comprar, onde vai…
Enfim. Sempre tentei usar apps desse tipo no iPhone, mas nunca me dei muito bem com nenhum. Todos são complicados e cheios de informação demais. O Clear deve chegar em breve. Para quem quer ficar informado, pode se cadastrar no site.

Via @papelpop

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Como encontrar o iPhone em caso de perda ou roubo


A liberação da versão 5 do iOS trouxe uma novidade muito interessante aos usuários dos dispositivos Apple. Além de permitir a sincronização de aparelhos com um sistema de armazenamento na nuvem, o iCloud oferece várias ferramentas interessantes e extremamente úteis.

Uma destas utilidades pode ser uma mão na roda no quesito segurança. Apesar de todo o receio em torno dos aplicativos na nuvem, o iCloud pode ajudar a encontrar seu iPad ou iPhone em caso de roubo ou perda. Confira a seguir como ativar o recurso “Buscar iPhone ou iPad” e saber onde ele está em questão de segundos.

Ensinamos aqui no post "Configure iCloud nele você configura corretamente o iCloud no seu IOS iPhone, Mac e até mesmo no Windows, Agora vamos mostrar o passo-a-passo para saber localizar o seu iPhone ou iPad em caso de perda ou roubo. Confira: 
Passo 1. Depois de atualizar seu dispositivo para versão 5 do iOS, vá até a opção “Ajustes”.
Passo 2. Acesse a opção “iCloud”, agora disponível aos usuários do iOS 5.
Passo 3. Para ter acesso aos serviços do iCloud, basta acessar a ferramenta com seus ID Apple. Sendo assim, nos campos ID Apple e senha use seus dados de cadastro.

Acesso ao iCloud (Foto: Reprodução)
Acesso ao iCloud (Foto: Reprodução)

   
Passo 4. Ao perguntar se você deseja que o iCloud utilize a localização do seu dispositivo, toque em “OK”.
Passo 5. Feito isso, ative a opção “Buscar iPad” para começar a utilizá-la.
Como buscar seu dispositivo

Depois de habilitar a opção, ele está apto a ser encontrado em qualquer lugar. Caso você o perca ou seja roubado, siga os passos a seguir para localizá-lo:

Passo 6. Acesse a página de busca de dispositivos do iCloud: https://www.icloud.com/#find
Passo 7. Insira seu ID e senha da sua conta Apple.
Passo 8. Automaticamente seu dispositivo será encontrado e exibido com excelente precisão no seu navegador.
Passo 9. Ao encontrar o dispositivo você pode enviar uma mensagem para ele, bloqueá-lo remotamente ou limpar todos os seus arquivos. Basta tocar no “i” ao lado do nome do aparelho e selecionar uma opção.

Dispositivo encontrado (Foto: Reprodução)
Dispositivo encontrado (Foto: Reprodução)
 Passo 10. Ao optar por enviar uma mensagem, você pode se comunicar com a pessoa que encontrou ou furtou seu aparelho e oferecer uma recompensa. Se preferir, pode avisar que mesmo que ela fique com o dispositivo, não irá conseguir usá-lo. Assim que a pessoa receber a mensagem, você será avisado por email.

Mensagem enviada (Foto: Reprodução)
Mensagem enviada (Foto: Reprodução)


Considerações sobre o recurso

Sem dúvida, o recurso “Buscar iPad/iPhone” é muito interessante e útil, porém, ele possui algumas restrições. A primeira é que só será possível encontrar seu aparelho se ele estiver conectado a Internet.

Por isso, evite bloqueá-lo com senha se ele tiver apenas conexão Wi-Fi. Desta forma, a pessoa que o encontrou ou roubou poderá se conectar a Internet e, consequentemente, “entregar o ouro” a você. Se o seu dispositivo possuir conexão 3G, aí utilizar a senha para evitar roubo de dados ou informações é recomendado.

Microsoft lança app My Xbox Live para iPhone

A Microsoft lançou nesta semana um aplicativo para iPhone, iPod Touch e iPad chamado My Xbox Live, que permite que você controle o serviço Xbox Live pelo seu iGadget preferido. É possível conversar com seus contatos da rede, modificar seu avatar, e até dar uma revisada em suas conquistas dos games que estiver jogando.

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My Xbox Line, para iPhone (Foto: Divulgação)
Mesmo fora de um aparelho com o sistema operacional móvel da Microsoft, o Windows Phone, o design dos botões e de todo o aplicativo segue o mesmo padrão dos smartphones e da nova Dashboard do Xbox 360, lançada nesta semana.

Dentro do aplicativo, o usuário consegue manter contato com as pessoas que tem na lista de amigos da Live, modificar seu avatar e também listar as conquistas que tem em todos os jogos, armazenados na nuvem - exatamente como na seção "Jogos" do Windows Phone.

Os app para iPad foi otimizado para as 10 polegadas do tablet, melhorando a visualização e a navegação para tal.

O lançamento do app para iOS vem junto de outra novidade para os aparelhos com Windows Phone, que agora também levam a experiência da Xbox Live para dentro do smartphone. Mesmo longe do console e de casa o usuário poderá interagir com seus jogos pelo smartphone.


Para baixar o app para iOS, que requer ao menos a versão 4.3 do iOS, basta clicar aqui. É de graça.


Como compartilhar músicas com o iPhone e iPad (vídeos e podcasts também)


1. Conecte o seu computador com iTunes e o seu iPad a uma mesma rede sem fio

2. No iTunes do computador, vá no menu Avançado | Ativar Compartilhamento Familiar

3. Na tela acima, preencha o seu ID Apple (o mesmo usado para comprar apps e em outros serviços da empresa) e a senha correspondente, e clique no botão Criar Compartilhamento Familiar.

4. Agora é a vez do iPad. Clique no ícone Ajustes, clique em Música, e preencha seu ID Apple e a senha correspondente, como mostrado na imagem acima.

5. Agora saia dos Ajustes, clique no app Música e no botão “Mais”, na parte de baixo da tela. Você verá um menu com o da esquerda, acima. Clique na opção “Compart.” e aparecerá um novo menu como o da direita, acima, e aí é só selecionar a opção correspondente ao nome da sua biblioteca do iTunes no computador ツ

6. Pronto: a partir deste momento, as suas músicas, discos, playlists, podcasts etc. estarão acessíveis para ouvir no iPad, enquanto os 2 aparelhos estiverem conectados à mesma rede sem fio.

7. Para ver os vídeos, basta um passo a mais: abrir o app Vídeos e clicar em Compartilhados, no alto da tela. Aí você verá todos os vídeos da biblioteca do seu iTunes, como na imagem acima.
É assim que eu faço para ouvir músicas e assistir vídeos no iPad quando estou em casa, sem sincronizar a minha biblioteca inteira com ele. E recomendo!




quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Tutorial Configuração de Conta Apple Store (Loja Apple)


Criando uma conta pelo iPhone, iPad e iPod touch

Se você já tiver uma conta, escolha Ajustes > Loja. Toque na ID da Apple exibida e escolha Sign Out (Finalizar Sessão).

Abra a App Store no dispositivo. Procure um aplicativo gratuito na App Store. Importante: antes de passar para a etapa seguinte, você deve tocar em Free (Gratuito) e depois em Instalar para baixar e instalar o aplicativo gratuito.





Toque em Criar Nova ID da Apple.




Escolha seu país e toque em Done (Concluído).





Você deverá ler e aceitar os Termos e Condições da iTunes Store. Toque em Agree (Aceitar) na parte inferior da página para continuar.






Insira seu endereço de e-mail, sua pergunta de segurança, sua data de nascimento e crie uma senha. Toque em Next (Avançar).






Selecione None (Nenhum) como opção de pagamento.




Preencha os campos obrigatórios de e-mail, endereço e número de telefone. Toque em Next (Avançar).




Em seguida, você verá a tela "Verify your Account" ("Verifique sua Conta"). Toque em Done (Concluído) e consulte seu e-mail para ver se recebeu a mensagem de confirmação da iTunes Store.




Abra o e-mail e clique no link apresentado para ativar sua conta.






Depois que você tocar no link, a App Store será aberta automaticamente e, em seguida, aparecerá uma solicitação para você iniciar sessão com o nome da sua conta e sua senha.





Toque em Sign In (Iniciar Sessão) e você verá a tela de agradecimento. Você configurou sua conta com sucesso e pode aproveitar a iTunes, iBooks, e a App Store no iPhone.






Tutorial Configuração de Conta Apple Store (Loja Apple)


quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Office² Plus, um office gratuito para iPhone


Se tem um aplicativo que todo dono de smartphone deve tem em seu aparelho, é um que abra arquivos do pacote Office. Buscando suprir tal necessidade aos donos de iPhone, foi lançado o "Office² Plus", um aplicativo que permite a transferência de arquivos que estão na nuvem (MobileMe, Google Docs entre outros) para seu aparelho, sendo possível ainda compartilhar, visualizar e até criar um novo documento, sendo compatível com os formatos DOCX, XLSX, PPT, pptx, PDF, iWork, HTML, PNG, JPEG e outros.

Após baixar o aplicativo na app store do seu celular , abra seu itunes do computador para transferir seus documentos para o iphone.

Veja como é simples sincronizar seus documentos e poder abrir no "Office² Plus"

No iTunes com o iPhone conectado por USB no computador, clique em dispositivo vai aparecer do lado direito da tela as informações com o resumo do seu aparelho, como na imagem abaixo:



Clique em Aplicativos na parte superior da tela, observe na parte de baixo que já aparece o aplicativo"Office² Plus", seleciona o mesmo e depois escolha os documentos que estão em seu computador, e sincronizar assim os documentos escolhidos ficam salvos no seu Iphone.



Por ultimo no seu iphone você devera abrir o aplicativo Office,clicar em arquivos locais.









O aplicativo é totalmente gratuito, pesa apenas 3MB e necessita de um iPhone. Para fazer o download entrar na apple store do seu aparelho e buscar por "Office² Plus"